Download de Maven, baixe a ferramenta de gerenciamento de projetos e automação de compilação
- gilatalina
- Aug 27, 2023
- 11 min read
Introdução
O Apache Maven é uma ferramenta de gerenciamento e compreensão de projetos de software que pode ajudá-lo a criar, testar, documentar e implantar seus aplicativos Java. Com base no conceito de um modelo de objeto de projeto (POM), o Maven pode gerenciar a construção, os relatórios e a documentação de um projeto a partir de uma informação central.
download maven
Download Zip: https://urlca.com/2vSIur
Se você acha que o Maven pode ajudar seu projeto, você pode encontrar mais informações no seção do site oficial. Isso inclui uma descrição detalhada do que é o Maven e uma lista de alguns de seus principais recursos.
Neste artigo, mostrarei como instalar o Apache Maven em um sistema executando Windows, Linux ou Mac. Também explicarei alguns dos benefícios e alternativas de usar o Maven para seus projetos Java. Vamos começar!
Instalando o Maven no Windows
Para instalar o Maven no Windows, você precisa ter uma instalação do JDK em seu sistema. Defina a variável de ambiente JAVA_HOME apontando para sua instalação JDK ou tenha o executável java em seu PATH. Você também precisa de uma conexão ativa com a Internet e acesso a uma conta com privilégios de administrador.
Siga as etapas descritas abaixo para instalar o Apache Maven no Windows.
Baixando e extraindo o arquivo zip do Maven
Visite a e baixe a versão do Maven que você deseja instalar. A seção Arquivos contém os arquivos da versão mais recente. Acesse versões anteriores usando o link de arquivos na seção Releases anteriores.
Clique no link apropriado para baixar o arquivo zip binário da versão mais recente do Maven. No momento da redação deste artigo, essa é a versão 3.8.4.
Como não há processo de instalação, extraia o arquivo Maven para um diretório de sua escolha assim que o download for concluído. Para este artigo, estamos usando C:\Program Files\Maven\apache-maven-3.8.4.
Adicionando variável de sistema MAVEN_HOME
Abra o menu Iniciar e procure por variáveis de ambiente.
Clique no resultado Editar as variáveis de ambiente do sistema.
Na guia Avançado da janela Propriedades do sistema, clique em Variáveis de ambiente.
Clique no botão Novo na seção Variáveis do sistema para adicionar uma nova variável de ambiente do sistema.
Insira MAVEN_HOME como o nome da variável e o caminho para o diretório Maven como o valor da variável. Clique em OK para salvar a nova variável de sistema.
Adicionando o diretório MAVEN_HOME na variável PATH
Selecione a variável Path na seção Variáveis do sistema na janela Variáveis de ambiente. Clique no botão Editar para editar a variável.
Clique no botão Novo na janela Editar variável de ambiente.
Insira %MAVEN_HOME%\bin no novo campo. Clique em OK para salvar as alterações na variável Path.
Observação: não adicionar o caminho para o diretório inicial do Maven à variável Path faz com que o 'mvn' não seja reconhecido como um comando interno ou externo, programa operável ou erro de arquivo em lote ao usar o comando mvn.
Clique em OK na janela Variáveis de ambiente para salvar as alterações nas variáveis do sistema.
Verificando a instalação do Maven
Abra uma nova janela de prompt de comando e digite o seguinte comando: mvn -version
Se o Maven estiver instalado corretamente, você deverá ver a saída semelhante à seguinte:
C:\Users\user>mvn -version Apache Maven 3.8.4 (9b656c72d54e8b9a9a9e0a3d1f7c8cf1ac168a66) Maven home: C:\Program Files\Maven\apache-maven-3.8.4 Java version: 17.0.1, vendor: Oracle Corporation, runtime: C:\Program Files\Java\jdk-17 .0.1 Local padrão: en_US, codificação da plataforma: Cp1252 Nome do sistema operacional: "windows 10", versão: "10.0", arch: "amd64", família: "windows"
Parabéns! Você instalou com sucesso o Maven no Windows.
Instalando o Maven no Linux
Para instalar o Maven no Linux, você precisa ter uma instalação do JDK em seu sistema. Defina a variável de ambiente JAVA_HOME apontando para sua instalação JDK ou tenha o executável java em seu PATH. Você também precisa de uma conexão ativa com a Internet e acesso a uma conta com privilégios sudo.
Siga as etapas descritas abaixo para instalar o Apache Maven no Linux.
Baixando e extraindo o arquivo Maven tar.gz
Abra uma janela de terminal e navegue até o diretório onde deseja baixar o Maven. Para este artigo, estamos usando /opt/maven.
Crie o diretório se ele não existir e altere sua propriedade para sua conta de usuário usando os seguintes comandos:
sudo mkdir /opt/maven sudo chown -R $USER:$USER /opt/maven
Visite a e copie o link do arquivo binário tar.gz da versão mais recente do Maven.
Use o comando wget para baixar o arquivo compactado para o diretório /opt/maven usando o link copiado. Por exemplo:
wget -P /opt/maven
Extraia o arquivo compactado usando o comando tar:
tar xvf /opt/maven/apache-maven-3.8.4-bin.tar.gz
Adicionando o diretório bin do Maven à variável PATH
Edite seu arquivo /.bashrc usando seu editor de texto preferido e adicione as seguintes linhas no final do arquivo:
# Maven settings export M2_HOME=/opt/maven/apache-maven-3.8.4 export MAVEN_HOME=$M2_HOME export PATH=$M2_HOME/bin:$PATH
Observação: a variável M2_HOME está obsoleta e não é exigida pelo Maven 3.x, mas algumas ferramentas e scripts de terceiros ainda podem se referir a ela.
Salve e feche o arquivo e recarregue-o usando o seguinte comando:
fonte /.bashrc
Verificando a instalação do Maven
Digite o seguinte comando na janela do terminal: mvn -version
Se o Maven estiver instalado corretamente, você deverá ver a saída semelhante à seguinte:
$ mvn -version Apache Maven 3.8.4 (9b656c72d54e8b9a9a9e0a3d1f7c8cf1ac168a66) Início do Maven: /opt/maven/apache-maven-3.8.4 Versão do Java: 17.0.1, fornecedor: Oracle Corporation, tempo de execução: /usr/lib/jvm/java-17-oracle Local padrão: en_US, codificação da plataforma: UTF-8 Nome do SO: "linux", versão: "5.11.0-40-generic", arch: "amd64", família: "unix"
Parabéns! Você instalou com sucesso o Maven no Linux.
Instalando o Maven no Mac
Para instalar o Maven no Mac, você precisa ter uma instalação do JDK em seu sistema. Defina a variável de ambiente JAVA_HOME apontando para sua instalação JDK ou tenha o executável java em seu PATH. Você também precisa de uma conexão ativa com a Internet e acesso a uma conta com privilégios de administrador.
Uma das maneiras mais fáceis de instalar o Maven no Mac é usar o Homebrew, um gerenciador de pacotes para macOS. Se você não tiver o Homebrew instalado, siga as instruções no para instalá-lo.
Siga as etapas descritas abaixo para instalar o Apache Maven no Mac usando o Homebrew.
Baixando e instalando o Homebrew
Abra uma janela de terminal e execute o seguinte comando para baixar e instalar o Homebrew:
/bin/bash -c "$(curl -fsSL
Digite sua senha quando solicitado e aguarde a conclusão da instalação.
Verifique se o Homebrew está instalado corretamente executando o seguinte comando:
preparar --versão
Você deve ver a saída semelhante à seguinte:
$ brew --version Homebrew 3.3.9 Homebrew/homebrew-core (revisão do git 0f9c6a8b7b; último commit 2021-12-14) Homebrew/homebrew-cask (revisão do git 0f9c6a8b7b; último commit 2021-12-14)
Instalando Maven com Homebrew
Execute o seguinte comando para instalar o Maven usando o Homebrew:
especialista em instalação de cerveja
Aguarde a conclusão da instalação. Você deve ver a saída semelhante à seguinte:
$ brew install maven ==> Baixando ing ==> Baixando de 9d1f5f0b0d6e7e3c4e7f9c5d1a6d8c3f4a7e8b1e5f6d5e4c8d0f1c5b ##### 100.0% ==> Pouring maven--3.8.4.big_sur.bottle.tar.gz ? /usr/local/Cellar/maven/3.8.4: 92 arquivos, 11 MB
Verificando a instalação do Maven
Digite o seguinte comando na janela do terminal: mvn -version
Se o Maven estiver instalado corretamente, você deverá ver a saída semelhante à seguinte:
$ mvn -version Apache Maven 3.8.4 (9b656c72d54e8b9a9a9e0a3d1f7c8cf1ac168a66) Maven home: /usr/local/Cellar/maven/3.8.4/libexec Versão do Java: 17.0.1, fornecedor: Oracle Corporation, tempo de execução: /Library/Java/JavaVirtualMachines/jdk-1 7.0.1.jdk/Contents/Home Local padrão: en_US, codificação da plataforma: UTF-8 Nome do sistema operacional: "mac os x", versão: "11.6", arch: "x86_64", família: "mac"
Parabéns! Você instalou com sucesso o Maven no Mac.
Benefícios de usar o Maven
O Maven não é apenas uma ferramenta para construir projetos Java, mas também uma estrutura abrangente para gerenciar todo o ciclo de vida de um projeto de software. Aqui estão alguns dos benefícios de usar o Maven para seus projetos Java:
Estrutura de projeto padronizada e processo de construção
O Maven segue uma convenção sobre abordagem de configuração, o que significa que espera que seu projeto siga uma certa estrutura e convenção de nomenclatura por padrão. Isso torna mais fácil para você criar e manter seus projetos, bem como para outros desenvolvedores entenderem e colaborarem com eles.
O Maven também fornece uma maneira padrão de criar seus projetos, independentemente do IDE ou plataforma que você está usando.Você pode usar os mesmos comandos para compilar, testar, empacotar e implantar seus projetos, bem como para gerar relatórios e documentação.
Gerenciamento de dependências e dependências transitivas
O Maven simplifica o processo de gerenciamento das dependências do seu projeto, que são as bibliotecas ou módulos externos dos quais seu projeto depende. Você pode especificar as dependências em seu arquivo pom.xml, e o Maven irá baixá-las automaticamente de um repositório central e adicioná-las ao caminho de classe do seu projeto.
O Maven também lida com as dependências transitivas do seu projeto, que são as dependências das suas dependências. Por exemplo, se seu projeto depende da biblioteca A, que por sua vez depende das bibliotecas B e C, o Maven resolverá e baixará todas as três bibliotecas para você. Isso evita que você tenha que rastrear e gerenciar manualmente as dependências de suas dependências.
Sistema de plugins e fases do ciclo de vida
O Maven usa um sistema de plug-in para estender sua funcionalidade e fornecer várias tarefas para o seu projeto. Plugins são coleções de objetivos, que são as unidades executáveis de um plugin. Por exemplo, o plugin do compilador tem um objetivo chamado compile, que compila o código-fonte do seu projeto.
O Maven também define um ciclo de vida padrão para o seu projeto, que consiste em uma sequência de fases que levam a diferentes estágios do projeto. Por exemplo, o ciclo de vida padrão tem fases como validar, compilar, testar, empacotar, instalar e implantar. Cada fase está associada a um ou mais objetivos de diferentes plugins. Por exemplo, a fase de compilação está associada ao objetivo de compilação do plug-in do compilador.
Você pode executar uma fase específica do ciclo de vida executando o comando mvn seguido do nome da fase. Por exemplo, mvn compile irá executar todas as fases até e incluindo a fase de compilação. Você também pode executar um objetivo específico de um plug-in executando o comando mvn seguido do nome do plug-in e do nome do objetivo.Por exemplo, mvn compiler:compile executará apenas o objetivo de compilação do plug-in do compilador.
Relatórios e documentação do projeto
O Maven também pode gerar vários relatórios e documentação para o seu projeto, como resultados de teste, cobertura de código, qualidade do código, javadoc, etc. Você pode usar o plug-in do site para criar um site para o seu projeto que contenha todas essas informações. Você também pode personalizar a aparência do seu site usando capas ou modelos.
Para gerar o site do seu projeto, você precisa executar o comando mvn site no diretório do seu projeto. Isso criará um diretório de site no diretório de destino que contém todos os arquivos gerados. Você pode visualizar o site abrindo o arquivo index.html em seu navegador.
Alternativas ao Maven
O Maven não é a única ferramenta para gerenciar projetos Java. Existem outras alternativas que você pode considerar dependendo de suas necessidades e preferências. Aqui estão alguns deles:
Nome
Descrição
CMake
Uma ferramenta de plataforma cruzada que pode gerar arquivos de compilação para vários sistemas e IDEs. É usado principalmente para projetos C/C++, mas também pode suportar projetos Java.
GNU Make
Uma ferramenta clássica que usa makefiles para descrever como construir um projeto. É amplamente utilizado para sistemas semelhantes ao Unix, mas também pode funcionar no Windows com algumas modificações.
GradleName
Uma ferramenta moderna que usa uma DSL baseada em Groovy para descrever como construir um projeto. É compatível com Maven e oferece mais flexibilidade e desempenho.
SCons
Uma ferramenta que usa scripts Python para descrever como construir um projeto. É portátil e suporta vários idiomas e plataformas.
Méson
Uma ferramenta que usa uma sintaxe simples para descrever como construir um projeto. É rápido e suporta vários idiomas e plataformas.
Conclusão
Neste artigo, mostrei como instalar o Maven no Windows, Linux e Mac, bem como alguns dos benefícios e alternativas de usar o Maven para seus projetos Java. Espero que você tenha achado este artigo útil e informativo.
Se você quiser aprender mais sobre o Maven e como usá-lo efetivamente para seus projetos Java, você pode conferir alguns destes recursos:
: Uma rápida introdução ao Maven e como criar um projeto simples.
: Um guia abrangente para os recursos e conceitos do Maven.
: Uma documentação de referência detalhada para componentes e plug-ins do Maven.
: Um guia prático para Maven com exemplos e exercícios.
Obrigado por ler este artigo. Espero que tenham gostado e aprendido algo novo. Se você tiver alguma dúvida ou feedback, sinta-se à vontade para deixar um comentário abaixo. Codificação feliz!
perguntas frequentes
Aqui estão algumas das perguntas frequentes sobre o Maven:
Qual é a diferença entre Maven e Ant?
O Ant é outra ferramenta para construir projetos Java, mas é mais de baixo nível e processual do que o Maven. Ant usa arquivos XML chamados build.xml para descrever as tarefas e etapas para construir um projeto, enquanto Maven usa arquivos XML chamados pom.xml para descrever as propriedades e dependências de um projeto. O Ant oferece mais controle e flexibilidade sobre o processo de construção, mas também requer mais configuração e manutenção. O Maven segue uma convenção sobre abordagem de configuração, o que significa que espera que seu projeto siga uma certa estrutura e convenção de nomenclatura por padrão. Isso torna mais fácil para você criar e manter seus projetos, bem como para outros desenvolvedores entenderem e colaborarem com eles.
Como faço para atualizar o Maven para a versão mais recente?
A maneira mais fácil de atualizar o Maven para a versão mais recente é baixar o arquivo binário da versão mais recente do e extraia-o para um diretório de sua escolha. Em seguida, você precisa atualizar a variável de ambiente MAVEN_HOME (se tiver definido) e a variável de ambiente PATH para apontar para o novo diretório. Você também pode excluir ou renomear o diretório antigo se não precisar mais dele.
Como faço para criar um projeto Maven no Eclipse?
Para criar um projeto Maven no Eclipse, você precisa ter o Eclipse IDE para Java Developers instalado em seu sistema. Você também precisa ter o plug-in m2e instalado no Eclipse, que fornece integração entre o Eclipse e o Maven. Você pode instalar o plug-in m2e no Eclipse Marketplace ou no menu Ajuda > Instalar novo software no Eclipse.
Depois de instalar o plug-in m2e, você pode criar um projeto Maven no Eclipse seguindo estas etapas:
Selecione Arquivo > Novo > Projeto no menu Eclipse.
No assistente New Project, selecione Maven > Maven Project e clique em Next.
No assistente New Maven Project, selecione Create a simple project (skip archetype selection) se quiser criar um projeto Maven básico ou desmarque-o se quiser escolher em uma lista de arquétipos (modelos) disponíveis para seu projeto. Clique em Avançar.
Na próxima página do assistente, insira a ID do Grupo, ID do Artefato, Versão e Embalagem para seu projeto. Estes são os identificadores básicos e propriedades do seu projeto que serão usados no seu arquivo pom.xml. Você também pode inserir um Nome e uma Descrição opcionais para o seu projeto. Clique em Concluir.
O Eclipse criará um novo projeto Maven em seu espaço de trabalho com as configurações especificadas. Você pode visualizar e editar seu arquivo pom.xml na visualização Project Explorer ou na área do editor.
Como adiciono dependências ao meu projeto Maven?
Para adicionar dependências ao seu projeto Maven, você precisa editar seu arquivo pom.xml e adicionar elementos dentro do elemento. Cada elemento de dependência possui três subelementos obrigatórios: groupId, artefatoId e versão. São as coordenadas que identificam um determinado artefato (biblioteca ou módulo) em um repositório. Você também pode adicionar subelementos opcionais, como escopo, classificador, tipo etc., dependendo de suas necessidades.
Por exemplo, se quiser adicionar o JUnit 5 como uma dependência para testar seu projeto, você pode adicionar o seguinte elemento de dependência ao seu arquivo pom.xml:
org.junit.jupiter
junit-jupiter-api
5.8.2
teste
Você pode encontrar as coordenadas das dependências mais comuns em sites como para procurar dependências e analisar suas dependências transitivas.
Como executo meu projeto Maven?
Para executar seu projeto Maven, você precisa usar o comando mvn seguido de uma fase ou objetivo que corresponda ao que você deseja fazer com seu projeto. Por exemplo, se você deseja compilar seu projeto, pode usar mvn compile. Se você quiser testar seu projeto, pode usar mvn test . Se você deseja empacotar seu projeto, pode usar mvn package. Se você deseja instalar seu projeto em seu repositório local, pode usar mvn install. Se você deseja implantar seu projeto em um repositório ou servidor remoto, pode usar mvn deploy.
Algumas dessas fases ou metas podem exigir configurações ou parâmetros adicionais, dependendo das configurações e requisitos do seu projeto. Você pode encontrar mais informações sobre o ciclo de vida do Maven e as fases e metas disponíveis no .
Você também pode executar seu projeto Maven a partir de um IDE como Eclipse, IntelliJ IDEA ou NetBeans, que fornecem integração com Maven e permitem que você execute e depure seu projeto a partir do IDE.
Este é o fim do artigo. Espero que você tenha aprendido como baixar o Maven e usá-lo em seus projetos Java. Se você tiver alguma dúvida ou feedback, por favor, deixe um comentário abaixo. Obrigado por ler! 0517a86e26
Comments